O Ribeirão Rodeo Music, que começou neste sábado, será palco até o dia 3 de maio da campanha “Lace o Respeito”, promovida pelo ICDH – Instituto de Compromisso com o Desenvolvimento Humano. Conhecido por atrair multidões, o evento este ano contará com uma iniciativa que visa criar um ambiente mais acolhedor, respeitoso e inclusivo, combatendo práticas como racismo, homofobia e, principalmente, o assédio ou a importunação sexual.
A campanha, que vem sendo realizada em eventos de grande porte como o Jaguariúna Rodeo Festival, ExpoLondrina e Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, leva para o Ribeirão Rodeo Music um conjunto de ações estratégicas que incluem:
• Treinamento online pré-evento com profissionais que atuam nas diversas áreas do rodeio, abordando temas relacionados a respeito e inclusão.
• Exibição de mensagens da campanha em cartazes estrategicamente afixados nos banheiros, painéis de LED ao lado do palco e demais comunicações visuais espalhadas pelo recinto.
Tenda de Acolhimento: um espaço seguro para quem precisa
Um dos destaques da campanha é a Tenda de Acolhimento, um espaço reservado e preparado para atender pessoas que, por qualquer razão, se sintam emocionalmente desconfortáveis durante o evento.
A estrutura da tenda conta com duas salas mobiliadas para oferecer conforto e privacidade. A equipe multiprofissional de acolhedores está preparada para ouvir queixas de assédio, racismo ou outras situações de vulnerabilidade, além de atender crises de ansiedade e ataques de pânico.
O atendimento é realizado de forma individualizada, respeitando o sigilo de cada caso, com encaminhamentos que podem incluir descanso no próprio espaço, acompanhamento até o veículo para retorno ao lar, encaminhamento ao posto médico próximo ou até mesmo à delegacia, caso a situação exija medidas legais.
O compromisso do ICDH
Com um histórico de atuação em eventos de grande porte, o ICDH, por meio da campanha “Lace o Respeito”, reafirma seu compromisso com a criação de ambientes mais justos e inclusivos, onde todas as pessoas possam se sentir respeitadas e seguras.
Para mais informações sobre o trabalho do ICDH, acesse www.icdh.org.br ou siga a instituição no Instagram, em @instituto.icdh.
Fonte: Parceria e Comunicação